Posts discutindo "over-nerf" de champions, Morello dizendo algumas grandes metas para a S4, IronStylus comentando brevemente Updates Visuais para Sivir e Taric, e informações breves sobre o designer do Ao Shin.
Over-Nerfs e Mudanças
Com a aproximação do campeonato mundial e o lançamento do patch do mesmo, Riot Morello disse que ficará mais fácil de ver os resultados e avaliá-los melhor. Quando questionado sobre nerfs mais pesados no Zac, que recentemente tem sido um pick/ban certo em high-ELO, o Rioter disse que foi o suficiente o que fizeram, mas, se estiver controverso, eles preferem errar por precaução do que por entusiasmo.
No patch que está por vir, Olaf irá receber suas tão esperadas mudanças que estavam previstas para a última atualização.
A conversa sobre mudanças/nerfs/buffs se desenvolveu em uma sobre vários outros champions fortes e suas funções, e Morello respondeu a perguntas de um summoner em especial.
- Kassadin : "Muito forte, mas é porque ele é um champion de tudo ou nada. Ele precisa de um grande rework, mas eu não faço idéia de por onde começar."
- Zed : "Um pouco forte demais, mas quero ver os efeitos dos nerfs a longo prazo. Não sou contra mais nerfs."
- Ahri : "É um champion sólido. Bem próximo ao equilibrado, mas está muito popular atualmente."
- Galio : "É difícil abrir espaço pra ele num time, mas não tem muitas formas de fazer isso. Precisa de um rework leve."
- Taric : "O mesmo do Galio."
- Ziggs : "Eu acho ele ótimo na lane, mas faz ??? no late game nas team fights."(sic.)
Questionado ainda sobre outros champions, continuou :
- Soraka : "É complicado - considerando especialmene o que a Soraka representa para muitas pessoas que a utilizam, mas qualquer mudança fundalmentalmente violaria a essência dela."
- Miss Fortune : "A MF entra e sai do gosto popular de acordo com a chegada de novos champions e comps surgem e deixam de ser usadas. Eu gosto desse padrão, e considero a MF boa como é."
Sobre champions com DOT (Damage Over Time), tais como Swain ele disse : "Não tenho muita certeza, mas é algo que eu deveria falar mais com o time. Estou um tanto surpreso com o quanto esse tipo de champion parou de ser utilizado nessa Season. Vou querer saber mais sobre isso do pessoal responsável."
Mudanças para a S4
Morello trouxe à tona as duas principais mudanças pretendidas para a Season 4.
A Riot pretende melhorar significativamente, e um dia finalmente consertar, a fluência de gold para a jungle e para os supports, comentando que é uma das áreas mais complicadas do jogo, mas é uma que pode ser consertada.
A outra é a questão dos wards e do sistema de visão do mapa precisar ser examinada e avaliada. Como foi supracitado, o caso dos supports serem incumbidos de fazer de tudo pra não obterem dinheiro (e.g. Kills, minions, assists) e ainda sim precisarem gastar tudo que ganham com seu gp/10 para ajudar o time com algo que é de vital importância para o sucesso.
Em seguida, Morello apresenta quatro enormes tópicos que envolvem as duas questões.
1 - A renda de gold do Jungle;
2 - A renda de gold do Support;
3 - Os gastos do Support em wardar;
4 - Os efeitos de usar wards para ganhar visão.
Ainda que sejam tópicos altamente conectados, o Rioter diz sem titubear que é loucura tentar falar de forma coesa dos quatro em um único ponto, e que pretendia ver novos threads surgindo com o intuito de discutir especificamente cada uma delas, com o desejo de obter feedback.
Quais são os problemas?
Supports
- Espera-se que os supports não dêem last hit, portanto não tendo renda;
- Espera-se que os supports sustentem a maior parte do custo de gold na compra de wards;
- Espera-se que os supports vaguem pelo mapa e wardem;
- Espera-se que os supports comprem itens ativáveis caros;
- Espera-se que os supports sejam efetivos e influenciem nas team fights sem renda;
- Espera-se que os supports fiquem próximos ao seu ADC;
- Supports nunca alcançam a fantasia do fim do jogo devido a perda de toda a renda deles em prol da visão que eles garantem com wards.
Visão
- Wards são necessários para proteger a santidade da lane de agressões de um Jungler persistente;
- Wards são necessários para ter visão de locais importantes e objetivos;
- Wards custam dinheiro do personagem menos preparado para custeá-los;
- Wards são a única opção para revelar uma área específica em prol de avançar seguramente;
- Wards usados na forma previamente dita permanecem por um longo tempo;
- Mesmo que a importância dos wards seja tanta, jogadores sentem-se necessitados de possuir completa visão do mapa sem ao menos contribuir.
Dando sequência as perguntas, o membro da Riot faz perguntas aos summoners para poder trabalhar em cima do feedback.
IronStylus sobre UVs de Sivir e Taric
Continuando no impulso da arte que ele mostrou ontem, IronStylus ao feedback a respeito da quantidade de armadura que a Sivir usa, em comparação a outros champions desenvolvidos pelo Rioter.
"Então, acho que você mesmo disse no segundo parágrafo. O conceito serve ao propósito do personagem. A Sivir precisa estar coberta da cabeça aos pés em uma armadura por razões temáticas? Não! Há história por trás apetrechos que ela carrega consigo mas isso é coisa pra outra hora. O simples fato é que ela não vai para a linha de frente batalhar. Ela é ágil, rápida e forte."
Mais a frente, quando sugerida a criação de uma skin Iron Solari Sivir, IronStylus respondeu positivamente, mas fez questão de notificar que têm várias outras idéias de skins para a Sivir que seriam lançadas antes.
"Hmm... uma Iron Solari Sivir seria bem maneira, na minha opinião. Ainda que ela passaria beeeem longe das idéias de skins que nós temos pensadas para ela. Ela realmente merece uma, e quaisquer skins subsequentes já contariam com seu UV."
O Rioter também deu uma breve atualizada no status do futuro update visual do Taric, dizendo que ainda falta tempo para este.
"Após eu terminar as... coisas... que estou trabalhando em, eu mesmo irei fazer a ideação do Taric. Ainda estamos nos estágios iniciais de avaliação, vendo ainda como iremos trabalhar nele."
Quando perguntado sobre o fato de o Taric permanecer fabuloso após sua atualização, ele foi direto :
"*SLAP!*
Como ousa perguntar isso!
O Taric ser fabuloso é a porra de uma constante universal!"
Designer do Ao Shin
Meddler, o principal informante no quesito Ao Shin, revelou que o membro da Riot Fanoflegends é o designer do gameplay do personagem.
"O principal designer do gameplay do Ao Shin é um que não havia
feito um champion anteriormente. Seu nome de summoner é "FanofLegends",
e ele está fazendo coisas legais com o espaço temático que o conceito
do Ao Shin nos permite trabalhar.
Como acontece com todo personagem, o resto do time de design está também envolvido com os testes, análises, brainstorm, etc.. Muito trabalho em equipe está envolvido no desenvolvimento do gameplay de qualquer champion - são projetos que requerem muita colaboração, geralmente com uma pessoa controlando a visão por trás do gameplay e várias outras dando conselhos, ajudando, etc.."