Lol das Galáxias

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terça-feira, 15 de outubro de 2013

Formador de Equipes + Opinião

Hoje a Riot apresentou algo inesperado. O Formador de Equipes.

Vamos matar o LoL!
"Aqui é o Lyte, e estou feliz de poder falar com vocês sobre o Formador de Equipes, uma nova função que está a caminho do ambiente de testes em um futuro próximo e que você poderá usar para entrar na fila para classes, Campeões e posições específicas e se conectar com quatro companheiros de equipe que também definiram antecipadamente seu papel favorito. O objetivo é criar uma equipe equilibrada na qual todos estão de acordo com o que farão e como jogarão, e ao fazê-lo ajudarão a criar a fundação para um bom trabalho em equipe.

Quantas vezes você já entrou em League of Legends e pensou: “Hoje, eu só quero jogar com o Renekton”? Ou talvez quisesse testar uma nova estratégia, mas não conseguia achar quatro amigos para uma partida predeterminada? Sempre nos perguntamos como podemos melhorar a experiência de League of Legends, e algo que sempre surge é como os jogadores gostariam de sentir-se no controle de sua experiência pré-jogo.

O bom trabalho de equipe não começa somente quando as tropas surgem ou no primeiro grande conflito de equipes. Ele começa na seleção de Campeões. Ela define o tom do jogo e tem um grande impacto em você ter ou não uma partida divertida. Então, nos perguntamos: qual é a seleção de Campeão ideal? E como podemos melhorar este processo para que aconteça com mais frequência?

Uma seleção de Campeões ideal é aquela em que todos os cinco jogadores conseguem seu papel preferido e que a equipe está alinhada para a próxima partida. O sistema atual de gerenciamento faz um bom trabalho ao combinar jogadores de níveis de habilidade similares, mas não tem maneira de descobrir quais as intenções de um jogo para determinada partida. Às vezes, as coisas funcionam perfeitamente e todos conseguem o Campeão e a classe que queriam sem tropeços. Mas se vários jogadores querem jogar na mesma classe ou rota, um consenso deve ser atingido em um intervalo de tempo relativamente curto. Este é o tempo que poderia ser usado para conhecer um ao outro, chegar a um acordo de estratégia e criar confiança de que esta será uma partida divertida.

O Formador de Equipes tem como objetivo unir jogadores que complementem as expectativas e intenções dos outros a partir do momento em que entram na sala. Quando todos estão alinhados sobre quem vai onde e jogando com quem, só o que sobra é definir como dominar a concorrência.

Assim que chegamos a um modelo do Formador de Equipes que uniria os jogadores, começamos a ver o gerenciador de partidas e como poderíamos evoluí-lo para que ajudasse a proporcionais partidas ainda melhores. Uma das coisas mais importantes para que o time se divirta é garantir que todos estão alinhados com jogadores de habilidade similar.

Junto ao Formador de Equipes, também lançaremos um sistema gerenciador de partidas mais esperto que poderá reconhecer sua habilidade com determinada classe, posição ou Campeão. Estreando com a Ahri? Aprendendo a se tornar um bom Atirador? Atuando na selva pela primeira vez? O gerenciador de partidas do Formador de Equipes levará todos estes fatores em conta. 

Nosso objetivo com o Formador de Equipes é unir os jogadores e montar times melhores. Pois boas equipes vencem mais partidas, fazem jogadas melhores – e, mais importante, se divertem mais.
Para nós, isto é empolgante, e queremos ver sua opinião. "

Minha opinião?

Se isso for aplicado a filas Ranqueadas(como opção possível de matchup ou obrigatório) ou filas normais(como obrigatório) vai ser um veneno para League of Legends.
Se observarmos bem a imagem, vemos que a Posição dos personagens parecem travadas.

Ou seja, Renekton apenas podendo ir no top. Mas e se eu quiser fazer Renekton jungle?
- Que também funciona. -

Essa execução pelo menos no modo que foi apresentada na imagem, é mais tóxica para o jogo do que as desenvolvidas pela fanbase, que só levava em conta a lane que você queria, podendo escolher qualquer personagem.


Claro, se você puder mudar a posição do personagem, isso vai melhorar muito as coisas! Que é o provável que aconteça com os testes.
Mas vamos continuar a discutir isso.

Vemos:
Middle Lane / Assassin
Bottom Lane / Marksman
Bottom Lane / Support

Pelo jeito isso não vai ser aplicado ao personagem, e sim a role. Veja, Fiddlesticks, Annie e Zyra não tem a tag suporte. Logo não poderiam escolher a opção suporte?

Separar o jogo assim deixa ele estático. O meta vai mudando com o tempo e um sistema rígido assim não vai acompanhar.

Também tem o caso de eu querer ver a composição do time para escolher com o que eu vou jogar. Caso tenha um top, suporte e mid mais tankers, vou escolher um jungler mais agressivo. E por ai vai.
Mas com esse sistema, eu tenho que escolher - aparentemente - meu personagem antes da partida começar!

Outro problema é o fato da proporção de lanes. Em sua grande maioria, é mais difícil achar alguém querendo ir suporte. Enquanto ADC e Mid tem aos montes.
Mas eventualmente, alguém não se importaria de ir de suporte na ranked, sabendo que tem que respeitar a ordem de pick.

Eu acho esse sistema um disfarce. Que inicialmente todos pensam em mil e uma vantagens. Mas que na verdade pode matar o jogo rapidamente.

Vamos dizer que eu queira ir de Jarvan Mid, eu vou procurar uma sala onde um mid esteja sobrando(o que vai demorar). Então eu entro na sala, tem uma composição de time onde todos já conversaram e tal. Eles veem meu J4 mid, dizem que não combina e me Kickam da sala!

Se você percebeu, existe um botão para aceitar ou não o jogador. Viu como vai gerar problemas?

MAS

Se ele não for aplicado a Ranked e servir apenas como um lobby alternativo para achar partidas normais,  um "pre made sem amigos", não acho que seja TANTO problema assim.

Seria desleal um time feito as pressas(do modo que é feito atualmente) contra um time que demorou algumas dezenas de minutos para se montar.

-Normal game é para você jogar do modo que você quiser. Se quiser jogar sério e não quiser ir Ranked, vá em um Draft.-

Além de tudo isso... Lyte sempre foi contra esse tipo de enrijecimento do jogo. Sempre partilhou da opinião de que isso é um DISFARCE.

Caso ele tenha tido a ideia desse sistema, eu espero que tenha pensado muito, organizado muito e feito direito.

Espero que tudo o que eu diga esteja errado. Que seja as mil maravilhas e que o jogo fique melhor.
Mas caso isso seja implementado e torne o jogo enrijecido e chato... Adeus League of Legends. Pelo menos eu pararei de jogar.

Mais informações sobre isso foram liberadas pela Riot. Quando o sistema estiver mais aprimorado, voltarei a comentar sobre ele.