Chega ao fim o Campeonato Mundial de League of Legends da 3ª Temporada. Este campeonato foi marcado por diversos detalhes peculiares que serão citados mais adiante, mas primeiramente, quero parabenizar a vitória merecidíssma da SK Telecom T1, não é qualquer um que vence uma final por 3x0.
Le Grand Finale
Com uma abertura digna de menção honrosa, a RIOT abriu o último dia de campeonato com excelência, surpreendendo a todos com um "pequeno show", se você não viu então não perca tempo e clique em play.
A 1ª partida entre SKT e Royal começou algum tempo depois. A equipe chinesa tentou se livrar dos principais campeões do Bengi (jungler da SKT), banindo Vi e Lee Sin, eles também preferiram evitar o preferido do Faker (mid da SKT) Zed. A SKT baniu a lendária Annie do Tabes (suporte da Royal), o Zed (safe ban) e o Renekton do GodLike.
O jogo começou balanceado, mas a SKT conseguiu impedir a Royal de conquistar os objetivos no início, e ainda resistiu muito bem aos tower dives dos chineses, o que acabou quebrando estratégia deles, e levou a vítoria coreana.
Em uma 2ª partida muito mais disputada, a Royal optou por tentar matar os carrys da SKT com seu burst damage, utilizando de um Kassadin, Vayne e Rumble, mas ainda sim não funcionou e eles acabaram sendo derrotados.
Na sua última esperança, a Royal utilizou da famosa Caitlyn do Uzi com um Fizz na mid lane, mas desta vez acabaram tomando um stomp e o jogo se encerrou aos 20 minutos com vitória para SKT, se tornando então a campeã mundial da 3ª temporada de League of Legends.
O jogo começou balanceado, mas a SKT conseguiu impedir a Royal de conquistar os objetivos no início, e ainda resistiu muito bem aos tower dives dos chineses, o que acabou quebrando estratégia deles, e levou a vítoria coreana.
Em uma 2ª partida muito mais disputada, a Royal optou por tentar matar os carrys da SKT com seu burst damage, utilizando de um Kassadin, Vayne e Rumble, mas ainda sim não funcionou e eles acabaram sendo derrotados.
Na sua última esperança, a Royal utilizou da famosa Caitlyn do Uzi com um Fizz na mid lane, mas desta vez acabaram tomando um stomp e o jogo se encerrou aos 20 minutos com vitória para SKT, se tornando então a campeã mundial da 3ª temporada de League of Legends.
- 1ª Partida: http://vods.leaguepedia.com/sk-telecom-t1-vs-royal-club-huang-zu-game-1-grandfinals-season-3-world-championship/
- 2ª Partida: http://vods.leaguepedia.com/sk-telecom-t1-vs-royal-club-huang-zu-game-2-grandfinals-season-3-world-championship/
- 3ª Partida: http://vods.leaguepedia.com/sk-telecom-t1-vs-royal-club-huang-zu-game-3-grandfinals-season-3-world-championship/
O que ditou o campeonato
O 3º campeonato de League of Legends pode ter sido considerado manipulado pela RIOT, "Então quer dizer que roubaram?", não é isso eu vou explicar.
Na última atualização antes de começarem os jogos, a RIOT nerfou o Zac que estava sendo instawin caso algum dos times selecionassem o campeão. Mas eles também tiveram a brilhante ideia de mudar a Trinity Force (Força da Trindade em PT-BR), e acabaram deixando o item quebrado.
O resultado disso foi uma chuva de seleção de campeões que ficassem fortes com o equipamento, tal como Corki, Ezreal e Jax. Infelizmente, por alguns campeões estarem mais fortes do que outros todas as partidas repetiam as mesmas composições, variando um pouco dependendo de qual time fazia os picks primeiro, até finalmente a Fnatic assustar com seu Kassadin e ele se tornar um campeão banido (ao menos contra a Fnatic).
Picks e Bans
A fase de grupos do campeonato teve um total de 21 jogos (contanto o desempate entre Gambit e Ozone), as semi-finais tiveram 10 jogos, quartas de final 9 jogos e por fim os 3 jogos da final, totalizando 43 jogos, mais ou menos 18 horas de jogo. E o que aprendemos com tudo isso?
- Corki OP: "Lima Oscar Lima!", o AD Carry aviador do LoL apareceu em 39 jogos (como pick ou ban), não dando as caras apenas em um jogo entre Minesky e Ozone, o jogo troll da OMG contra LemonDogs e 2 partidas entre Royal e Fnatic. O que um item quebrado não faz...
- Fizz é Counter de Ahri: Eu assisti várias partidas em que os times que ficavam sem a Ahri (se o Corki era cobiçado na bot lane, a Ahri era na mid lane) davam pick em Fizz, e não deu certo em NENHUMA das vezes. Até alguns times que conseguiam pegar a Ahri primeiro baniam o Fizz, quanta preocupação...
- Better Nerf Jax: Jax foi um solo top que demorou para aparecer, sendo escolhido pelos orientais como uma resposta para Renekton ou outros campeões que eles achavam difíceis de lidar na rota superior. Em todos os jogos ele foi muito bem, e eu diria que foi 50% da vitória da SKT sobre a Royal na final, ele foi escolhido nas 3 partidas.
- Todos amam a raposa: Ahri sempre foi um campeão forte e difícil de lidar na mid lane, muitos reclamavam de ela estar forte, mas sempre aceitavam o desafio. Pois é esse campeonato provou o quanto a belíssima Ahri está quebrada, sendo first pick sempre que possível, até lembrarem da Orianna e do Gragas, aí deixaram a charmosa raposa descansar.
- Pobre geleca...: Aparentemente o nerf no Zac funcionou, ou foi um pouco exagerado. O campeão que era garantido antes, agora fez algumas rápidas aparições, mas não teve muito sucesso e logo foi deixado de lado. Pena eu gosto tanto do nome do ult dele "Vamos Pular!".
O que nós invocadores levamos como experiência
A única e melhor maneira de se vencer no League of Legends é: CONTROLE DE MAPA. Pois é senhor suporte que prefere ficar na lane em vez de voltar rapidinho para buscar uma ou duas wards, você está afundando seu time. E vocês todos do time desse suporte que ficam reclamando que ele não coloca sentinelas, porque diabos não gastaram míseros 75 gold para ajudar seu companheiro? Não se esqueçam, que ele não tem farm, ele vive de gold por segundo e assists.
Aprendeu a colocar ward no mapa? Ok agora foque em objetivos. Não importa se aquele maldito AD Carry está fugindo com 5 de hp. Ele deixou a lane desprotegida e esse é um bom momento para derrubar a torre e ganhar gold para todos os colegas da sua equipe. Esse ouro pode virar até algumas wards quem sabe?
Marque o tempo dos neutrais. O controle desses objetivos é sempre importante para dar uma vantagem à sua equipe, principalmente se roubar da equipe inimiga. Sentinelas detectoras são sempre bem vindas.
- Buffs: Aparecem no jogo pela primeira vez aos 1:55, e voltam a aparece a cada 5 minutos após sua morte.
- Dragão: Aos 2:30 nasce uma das maiores fontes de ouro da partida. Tome sempre o cuidado de ter visão de seu covil e matar o bixinho assim que possível. Ele volta após 6 minutos de sua morte.
- Barão: O grande verme (ou seja lá o que é isso) que habita o rio de Summoners Rift é sem dúvida nenhuma a melhor recompensa para se adquirir. Royal ganhou alguns jogos logo após pegar esse buff, então levem ele muito a sério. Aos 15 minutos ele decide ver o que está acontecendo, e volta para se vingar a cada 7 minutos.
Não se esqueçam, League of Legends é um jogo e como tal foi feito para se divertir. Até mesmo os profissionais se respeitam, e mesmo a Royal abraçou e parabenizou a SKT após perderem os 3 jogos.
Então até um próximo campeonato e GG WP!